sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tonton na formação de jovens leitores e escritores



Hoje, dia 19 de novembro de 2010, foi um dia cheio de alegrias para mim. Para começar o dia, participei na Escola Municipal Compositor Capiba, no bairro de Torrões, aqui em Recife, de um encontro com os alunos do ensino fundamental desta escola (as turmas tinham alunos entre 7 e 9 anos de idade) para falar de literatura infantil, da importância de ler e escrever no cotidiano e, em especial, para discutir "A visão do mundo de um cãozinho de estimação", de minha autoria e que recebeu o Prêmio Elita Ferreira de Literatura Infantil no ano de 2009 (outorgado pela Academia Pernambucana de Letras).

Foi simplesmente super! Eles já haviam lido o livro e feito "arte", recontando e desenhando a história. Sensacional o trabalho dos educadores envolvidos. Conheciam um pouco de minha trajetória pessoal como escritor e estavam com perguntinhas em mãos para satisfazer um pouco de sua natural curiosidade. Assim, exercitaram a leitura e também a escrita. Basta uma boa ideia e boa vontade para oferecer oportunidades e, quem sabe - tomara -, mudar a vida de um cidadão em formação. Não é mesmo?Experimentem!

Com certeza, o que recebemos nessas ocasiões representa bem mais do que podemos oferecer. Parabéns Profa. Sandra Carvalho (que gentilmente me convidou a tomar parte neste momento tão ímpar), Profa. Cristina (gestora da escola) e toda sua equipe.

Que lindinho receber o carinho das crianças (que cantaram para mim uma bela música que fala sobre a natureza - está tudo devidamente registrado em vídeo) e perceber seus olhinhos brilhando ao terem o primeiro contato pessoal com um escritor (este ser que antes lhes parecia tão longe de sua realidade). As esperanças sempre se renovam, assim como as energias para continuar produzindo para tão agradáveis criaturinhas.

Que venham as novas histórias e as novas participações em eventos como este.

Abraço mais que cordial, da terra do frevo e do maracatu,

Com todo carinho, Tonton.

2 comentários:

  1. ôi! Papai. Vá treinando porque muitas histórias você vai contar. Parabéns pela iniciativa.Beijão na família

    ResponderExcluir
  2. TONTON,
    Em nome da ESCOLA MUNICIPAL COPOSITOR CAPIBA,venho mais uma vez agradecer o carinho ,e atenção que nossas crianças receberam de você durante o nosso encontro literário.Com certeza outros momentos como esse serão organizados.
    Um abraço
    Sandra Carvalho

    ResponderExcluir