sábado, 16 de abril de 2011

Tudo gira...



Desde muito pequeno me encantei com estes movimentos giratórios que dominam o mundo. Meu brinquedo preferido era o pião. Na festa da padroeira eu passava horas no carrossel, assim como no parquinho da praça perto de minha casa, onde ia brincar quase todos os finais de tarde, e também naquele que havia nos jardins da primeira escola. Lembro-me bem que era brincando nele que eu passava os intervalos entre as aulas e enquanto aguardava o meu pai ou a minha mãe chegarem para me buscar. E bem que eu resistia, pedia sempre para brincar só mais pouquinho...
Bastava algo girar ao redor de um eixo e lá estava eu a admirar. Foi desse jeito que surgiu a minha primeira paixão platônica de pré-adolescente, ao me extasiar com o rodopio da colega de turma que se mostrou exímia bailarina em uma apresentação no teatro do colégio num desses festivais de final de ano. Eu era toda timidez e não consegui declarar o meu querer. Entretanto, como marcado pelo destino, o amor por ela ressurgiu anos mais tarde quando nos reencontramos em um carnaval, quando eu, caminhando a esmo pelas ladeiras de Olinda, trazia nos braços um estandarte solitário e ela fazia maravilhosos passos acrobáticos empunhando uma mágica e colorida sombrinha que, sob seu comando, girava no ar para cá e para lá.
Não deu outra. Caímos de quatro, literal e reciprocamente após muitas horas de frevo. Sorrimos, cansados, mas de mãos dadas. Daquele dia em diante, renovamos juras de amor em muitos bailados e bailinhos, até o dia em que a pedi em casamento em meio a uma ciranda. Ela largou tudo e rodopiou livre dependurada em meu pescoço, com as pernas recolhidas em pleno ar.
Tudo ia bem, muito bem entre nós, até o dia em que aquela estranha obsessão falou mais alto. E parti! Ela chorou, chorou, mas se conformou. Aqui estou eu, em plena estação espacial em órbita da Terra, morrendo de saudades dela, indescritivelmente linda, como nenhuma outra coisa neste Universo, em toda sua majestade, a girar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário