sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Livros em braile fazem sucesso entre crianças cegas na Bienal do Livro de São Paulo


(Acervo Fundação Dorina Nowill para Cegos)


Na fotografia acima, uma criança com deficiência visual lê "Voltas às aulas", texto meu e ilustrações do colega paulista Danilo Marques. Em todos os recantos do mundo, crianças são ávidas por descobertas. Assim, é mais que necessário produzir e disponibilizar livros acessíveis, como faz, com muita propriedade, a Fundação Dorina Nowill.

A este respeito, assistam ao excelente vídeo do SP/TV, acessando aqui.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Coleção Diferenças - AEILIJ Solidária


Neste próximo dia 10 de agosto, a partir das 14 horas, serão lançados na Bienal do Livro de São Paulo os novos títulos da Coleção Diferenças, com textos e ilustrações de associados da AEILIJ. Este projeto é resultado da parceria da entidade de criadores (e leva o Selo AEILIJ Solidária) com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentre os livros a serem lançados está o "Volta às aulas", com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques, que narra situações do cotidiano de uma criança com deficiências múltiplas. A série faz parte do conjunto de obras acessíveis produzida pela Fundação para leitores com ou sem dificiência visual. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Valorização do livro e da leitura - Novas campanhas!

MinC e FBN lançam nova campanha de leitura em rádio e TVs


Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira, 2/8, às 11h, na Biblioteca Nacional, no Rio, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. O objetivo é chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa e um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Vários artistas da Rede Globo estarão no filme que ficará durante todo o mês de agosto na TV, rádio e internet.


Leia Mais, Seja Mais também nas redes sociais

Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais (que há sete meses esteve em jornais e revistas) terá uma série ações nas redes sociais. As páginas do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional no Facebook, por exemplo, trarão, já a partir de quinta-feira, um convite para que os internautas substituam, por algum tempo, suas imagens de perfil por capas dos livros que mais gostam, tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK (ou, em português, uma CARA DE LIVRO).

Nota do Editor deste blog: Muito legal e criativa a campanha. Sem dúvida, vou aderir. O difícl vai ser escolher qual capa de livro será a minha "cara". Juntem-se e nós!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Intercâmbio Brasil - Argentina (II)


Ainda no bairro portenho de Pallermo Viejo, em uma das maravilhosas livrarias dos arredores da Praça Cortázar, tive uma agradabilíssima tarde de domigo em companhia das ilustradoras argentinas María Wernicke e Eleonora Arroyos (ao fundo), que estão ladeadas por mim e por minha esposa (em primeiro plano). Ambas são talentosíssimas e mais que gentis. No Brasil, dentre outros, Maria publicou "Papai e eu, às vezes", que recebeu o selo de ALTAMENTE RECOMENDÁVEL - pela FNLIJ em 2011. Na oportunidade, conversamos sobre diferenças e proximidades da LIJ em nossos países. Elas me confessaram ser admiradoras da arte dos brasileiros, em especial dos gravados típicos da região nordeste (lito e xilogravuras ). Fiquei de lhes enviar alguns cordéis e livros sobre o assunto, bem como forneci contatos de colegas que se dedicam a estas técnicas. Eleonora, por sua vez, afirmou que se encanta com o Brasil desde há muitos anos, quando teve a oportunidade de conhecer o barroco mineiro, em visita a Ouro Preto e região. Sobre a mesa, um exemplar de "A visão do mundo de um cãozinho de estimação", um de meus livros infantis premiados pela Academia Pernambucana de Letras, o qual lhes presenteei.



Intercâmbio Brasil - Argentina (I)


Nesta última semana, tive a satisfação de conhecer a Feira de Livros Infantis de Buenos Aires, Argentina. Incrível! Vale a pena conhecê-la. Lá, além do contato com editores, conversei detidamente com criadores locais sobre o atual panorama da LIJ em nossos países e na América Latina, em geral. Na foto acima, estou ao lado da queridíssima Eleonoro Arroyos, uma maravilhosa (pessoa) e ilustradora argentina, em nosso encontro primeiro na Livraria El gato con bote, especializada em LIJ e localizada no bairro de Palermo Viejo, na qual havia uma bela exposição de suas ilustrações (que podem ser vistas ao fundo). Em outro post, darei mais detalhes deste e de outros encontros. Com crianças em Bs As? Recomendo uma visita a esta livraria.